QUEBRE SUAS CRENÇAS LIMITANTES
TOME DECISÕES QUE LEVARÃO VOCÊ AO TOPO
Você tem dificuldade em decidir coisas simples?
Às vezes a escolha de uma roupa para sair, ou a escolha em um cardápio, filme ou série, entre outras escolhas que não vão trazer grande impacto no dia a dia pode ser difícil para algumas pessoas..
E nas decisões mais complexas, de grande impacto e transformação de sua vida, como você se sente?
Algumas pessoas paralisam na hora de tomar uma decisão, de fazer uma escolha seja ela simples ou complexa. Até porque escolher por algo significa abrir mão de algo também.
A escolha de um curso, de um filme ou qualquer outra coisa, quando você faz a sua opção você também elimina a experiência com as outras opções que havia como possibilidade de escolha.
Gostaria de ilustrar isso com algo que li em algum lugar uma vez:
Ao se plantar uma árvore diante de uma janela você perde a paisagem, a vista do amanhecer ou do pôr do sol, porém ganha o canto dos pássaros, o som das folhas ao vento e a sombra.
Com isso aprendi que antes de tomar uma decisão é muito importante avaliar os prós e os contras, ou seja, conhecer bem as opções de escolha.
Tomar decisões envolve emoções como medo, insegurança, incertezas e é aí que entra a inteligência emocional.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
É a habilidade de entender e controlar suas emoções, suas forças e fraquezas, seus valores e seus motivadores. É compreender como tudo isso impacta no seu comportamento e no das pessoas a sua volta, para assim então extrair o melhor de si em cada situação.
Observe os pilares da Inteligência Emocional e perceba quais deles estão bem sólidos em sua vida.
PILARES INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
ESPIRITUALIDADE - Cada um de nós tem valores e crenças que defendemos, podendo ou não ter uma relação com instituições religiosas. Viver de acordo com os valores que defendemos faz com que desenvolvamos uma paz interior e isso proporciona maior serenidade nas ações. Nossas escolhas sempre estarão de acordo com os valores e crenças que defendemos.
Como está a sua espiritualidade? Quais são seus valores e onde eles estão embasados?
SOCIAL - O convívio social proporciona bem-estar, segurança e momentos de descontração e são fundamentais para se desenvolver inteligência emocional. (amigos - familiares - colegas de trabalho).
Como está o seu social? Suas rodas de conversas, lazer e diversão?
CORPO - A saúde física está em alta e afeta as emoções.
Sabemos que sedentarismo, álcool, tabagismo e outras substâncias, bem como a qualidade do sono afetam diretamente a nossa imunidade e tudo isso impacta também na saúde física e emocional.
Como está seu sono? Sua alimentação, a frequência na academia, na pedalada ou caminhada como está?
MENTE - Saúde mental - o termo está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.
Como está sua saúde mental? Você tem sido proativa ou reativa no seu dia a dia?
Diariamente, vivenciamos uma série de emoções, boas ou ruins, mas que fazem parte da vida: Alegria - Felicidade - Tristeza - Raiva - Frustração - Satisfação - Entre outras emoções. Como lidamos com essas emoções é o que determina como está a qualidade da nossa saúde mental.
Percebe como as emoções influenciam no processo de decisão? Dependendo como estamos emocionalmente nossa decisão pode ser equivocada ou não.
Emocionalmente abalados vamos decidir por impulso, sem pensar ou até desistindo de oportunidades por não acreditar em nosso potencial.
Quando a decisão envolve carreira, família, finanças, grandes mudanças e até coisas menos complexas, se não temos inteligência emocional podemos fazer uma escolha equivocada.
Nossas decisões são tomadas com base no que cremos e nossas crenças podem nos limitar ou nos impulsionar.
O QUE É UMA CRENÇA?
É toda programação mental e aprendizado que foram adquiridos durante toda a vida, mas principalmente até os 12 anos.
Nossas crenças vão determinar os comportamentos e as atitudes, aspirações, relacionamentos, os resultados, as conquistas e a qualidade de vida de cada um de nós. Todas as nossas vivências, as experiências que tivemos ao longo da vida, todos os estímulos se transformam em aprendizado e todo aprendizado produz uma crença. Tudo que vi, vivi e ouvi gera um aprendizado que gera um sentimento, então vira uma memória ou gatilho emocional.
Gostaria de dar um exemplo aqui:
ESTÍMULO: Se a criança ouvia você nunca vai dar em nada, se ela era comparada com outras crianças sendo diminuída por isso, se ela foi privada de afeto, segurança, palavras de afirmação e provisão.
APRENDIZADO: provavelmente vai aprender que é incapaz, que não tem valor, que não faz parte e desenvolver um sentimento de rejeição e gerar então uma crença de incapacidade, insegurança, sem valor não desenvolvendo então o seu potencial.
CRENÇA: Ela desenvolve uma crença que a limita. A criança não tem maturidade então cresce acreditando nisso tudo e então seus padrões de comportamento serão baseados nisso e suas decisões não serão tão acertadas.
Podendo refletir nos padrões de vida:
Padrões de escassez
Relacionamentos desastrosos
Sentenças de incapacidade
Perda de oportunidades
As crenças regulam tudo em nossa vida, atitudes e decisões são definidos pelas nossas crenças.
Mas tenho uma ótima notícia para você!
As nossas crenças podem ser reprogramadas. Precisam ser identificadas, compreendidas e então reprogramadas. Desenvolver novos hábitos, novos estímulos ou seja novas experiências é fundamental para quebrar crenças que limitam você. Estímulo certo na intensidade certa pelo tempo necessário vai gerar uma nova crença. Quando você reprogramar as suas crenças você vai poder tomar decisões mais acertadas e assim transformar sua história.
Através da inteligência emocional você se conecta com a emoção certa para o momento de decisão.
Mas lembre-se é preciso desenvolver inteligência emocional para destruir crenças limitantes e construir crenças fortalecedoras e então tomar decisões que vão revelar todo o seu potencial.
A construção da inteligência emocional está conectada a alguns pontos bem importantes que precisam ser desenvolvidos em você:
AUTOCONHECIMENTO - É uma investigação individual que busca identificar quais são as suas características mais marcantes, episódios da vida e seus impactos, seus gostos, as suas inclinações, os seus padrões de comportamento e os seus sentimentos vivenciados ao longo da sua história. Conhecer e saber lidar com as suas emoções.
Um novo olhar sobre você, avaliando as as respostas que você tem dado às suas memórias e observa como são as reações diante das situações do dia a dia.
MOTIVAÇÃO - compreender o motivo da ação e se manter focado no processo, eliminando as distrações para conquistar o objetivo. A motivação vem de dentro.
EMPATIA - Se colocar no lugar do outro e compreender os comportamentos de quem fez e faz parte da sua história.
A Jornada da Transformação te fortalece para destruir as crenças que limitam você de experimentar o novo; te orienta para construir crenças fortalecedoras que levarão você a descobrir seu verdadeiro potencial e então tomar as decisões de forma mais acertada e assim aproveitar todas as oportunidades que a vida lhe dá.
Nunca é tarde para mudar, para se reinventar e abraçar novos horizontes.
A vida é uma constante transformação, repleta de ciclos e oportunidades de crescimento.
Desenvolva inteligência emocional, quebre suas crenças limitantes e tome decisões que levarão você ao novo.