Com encontros anuais que crescem a cada edição, o grupo "Mulheres do Agro do Oeste de Santa Catarina" busca fortalecer o protagonismo feminino nas propriedades rurais, combater o êxodo rural e criar um ambiente onde histórias de superação e sucesso são compartilhadas e celebradas. Oficinas, palestras e painéis são oferecidos, criando laços e ultraando fronteiras.
Agora, com a terceira edição do encontro marcada para outubro, em Xanxerê, as expectativas são ainda maiores. Nomes de destaque do agro nacional já confirmaram presença, e a rede segue crescendo, com a participação de mulheres determinadas a ocupar seu espaço e transformar a realidade do campo com conhecimento, coragem e colaboração.
Confira a entrevista!
Como surgiu esse grupo de mulheres do agro aqui do Oeste Catarinense?
Em 17/06/2023, Ediane Tonello Piasseski, sentiu a necessidade de fazer um encontro com mulheres do agro, com o objetivo de reconhecer essa mulher e reduzir o êxodo rural. O evento ocorreu no Natrilha, em Xanxerê, e contou com três mulheres contando suas histórias: uma palestra com a dermatologista Dr. Michele, dicas sobre autoestima com Cris da loja Refinaria E Yoga com a professora Bruna. Participaram mulheres da comunicade Frei Plácido de Xaxim, da comunidade de Medianeira de Lageado Grande, além de representantes dos municípios de Xanxerê, Marema e Ipuaçu. Contamos com muitos patrocínios das cooperativas da região e empresas do agro, de forma que todas receberam brindes.

Quais municípios estão representados neste grupo?
Nosso coração é o Oeste Catarinense e ele pulsa forte em cada município representado! Contamos com mulheres de Xanxerê, Xaxim, Lajeado Grande, Marema, Ipuaçu, São Domingos, Entre Rios, Abelardo Luz e Faxinal dos Guedes, Ouro Verde, Xavantina, os Maia, Ponte Serrada e Bom Jesus.
Nossa Comissão é composta por membros de quase todos os municípios, mas a beleza da nossa união não conhece fronteiras! A cada encontro, somos surpreendidas com a presença de mulheres inspiradoras de outros estados, mostrando que a força do agro feminino é gigante e acolhedora.
Em 2024, vocês realizaram o 2º Encontro em Xaxim. Pode nos contar como foi essa edição e o que mais marcou o evento?
Em 2024 escolhemos o mês de outubro pois no dia 15/10 é comemorado o Dia Internacional da Mulher Camponesa. Realizamos o II Encontro e contamos com o dobro de participantes e com mais cidades representadas. Tivemos parceria com cooperativas, agropecuárias, empresas de máquinas agrícolas e serviços, além de empresas de produtos de beleza, turismo rural, fitoterapia e a parceria da Epagri, na pessoa de Dulce Cenci, que desde o início não mediu esforços.
Foi um sucesso, todas as participantes ganharam brindes e participaram de oficinas, além de assistir a palestras e painéis de discussão com relatos da região sobre sucessão nas propriedades. O que mais nos marcou foi a necessidade de manter esse grupo e com certeza refazer o encontro no ano seguinte.
E agora vem aí o 3º Encontro! Você pode nos contar quando será, onde será realizado e quais são as principais novidades e atrações planejadas?
Será realizado no dia quatro de outubro, na sede social do Sicoob Credimoc, em Xanxerê. Estamos preparando tudo nos mínimos detalhes para recebê-las e já temos dois nomes de mulheres do agro nacional que confirmaram presença: Sônia Bonato e Katia Fenner, que são grandes inspirações no setor.
Teremos painéis dinâmicos, uma palestra nacional imperdível, música ao vivo para celebrar e muitas outras surpresas que vão enriquecer seu dia e sua jornada no agro. Fiquem ligadas para as novidades das nossas palestrantes!

O que as participantes podem esperar desse dia tão especial?
Prepare-se para um dia de total imersão no universo do agro feminino. Queremos te proporcionar conhecimento e, principalmente, uma rede de networking poderosa. Troque experiências, faça novas amigas, inspire-se em histórias de sucesso e sinta a força de pertencer a um grupo que te entende e te valoriza.
Um dos pontos fortes desses encontros é o sentimento de pertencimento e reconhecimento. Como esse evento fortalece a conexão entre as mulheres do agro?
Nossos encontros são mais do que eventos, são celebrações da nossa identidade e do nosso papel fundamental no agro. A cada edição, o sentimento de pertencimento e reconhecimento se intensifica, criando laços profundos entre as participantes. Compartilhamos desafios, celebramos conquistas e construímos juntas uma comunidade forte e unida, onde cada mulher se sente vista, ouvida e valorizada.
Você sente que as mulheres do campo estão mais unidas, mais organizadas e empoderadas nos últimos anos? Como esse movimento tem crescido?
Sim, desde o primeiro encontro, na busca por apoiadores e patrocinadores, ouvimos dos próprios que começaram a fazer dias de campo e eventos exclusivos para as mulheres. Nos últimos anos, as mulheres do campo têm conquistado seu espaço com garra e determinação. A união e a organização têm sido pilares desse crescimento, permitindo que cada vez mais mulheres percam o medo e a vergonha e mostrem a sua força para o mundo. Este movimento é uma onda crescente de protagonismo feminino no agro!

Qual é a expectativa de público para este ano? Vocês têm sentido um aumento no interesse e na participação?
O interesse e a participação não param de crescer! Do primeiro para o segundo encontro, tivemos um aumento impressionante de 100% na participação. Para este ano, nossa expectativa é reunir cerca de 300 mulheres incríveis, ávidas por conhecimento, conexão e celebração. Sentimos a energia contagiante de uma comunidade que se fortalece a cada encontro!
E pra finalizar, que mensagem você deixa para todas as mulheres rurais que estão pensando se devem participar do encontro?
Se você está pensando em participar, a resposta é uma só: VENHA! Este é um dia dedicado inteiramente a você, um respiro na rotina, um momento para se conectar com outras mulheres inspiradoras, aprender, se divertir e se sentir renovada. Deixe as preocupações do dia a dia de lado e permita-se viver essa experiência transformadora. Vai ser incrível!
Queremos você conosco! e nosso Instagram @mulheresdosgro.oestesc para saber mais detalhes e garantir sua participação, junte-se a nós!

Contribuíram com as respostas: Beatriz Hennerich (São Domingos), Bibiana Spautz da Costa (Abelardo Luz), Célis Andressa Gasparetto (Xanxerê), Clariane Roll Debiasi (Ipuaçu), Deydiana Alberici Sartori (Entre Rios), Diandra Alberici Chiamenti (Entre Rios), Dulce Cenci (Xaxim), Ediane Tonello Piasseski (Xanxerê), Glauciane Pagnusatti (Xanxere), Indianara Battistela (Xanxerê), Lucilene Selma Port (Lageado Grande), Mara Elena Olsson Cambrussi (Faxinal dos Guedes) e Marli Hermes Fontana Mattiello (Marema).
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal